Super alimentos [Os mais poderosos para sua saúde]

Você sabe quais são os super alimentos ou pra que eles servem? Já pensou em consumir alimentos que te ajudam a prevenir diversas doenças, de garantir bem-estar e retirar toxinas do seu organismo? Pois então, com o consumo desses alimentos você terá esses benéficos no seu corpo.

Os super alimentos auxiliam na beleza da pele, das unhas, do cabelo, ajudam no ganho da massa muscular, controlam a pressão sanguínea, a diabetes e também o colesterol.

Será que esses super alimentos garantem mesmo esses benefícios para o corpo? Vamos responder essa e outras dúvidas, explicar o que são esses alimentos e como eles agem no nosso organismo. Vamos falar também sobre a composição nutricional de cada um deles. Continue lendo essa resenha.

O que é um Super alimento?

Para ter uma boa saúde, sabemos que é fundamental consumir alimentos que são saudáveis, como frutas, verduras, legumes, sementes e grãos. São essa alimentos que encontramos nos supermercados e nas feiras.

Esses alimentos proporcionam a quantidade de nutrientes que nosso corpo precisa para funcionar, no entanto, foi estudada nos últimos anos uma nova categoria de alimentos, que são chamadas de comidas poderosas, os super alimentos.

Para entrar nessa definição, o alimento precisa contar com uma composição rica de nutrientes e de compostos bióticos que trazem e oferecem para o organismo um grande efeito positivo, que são capazes de satisfazer o corpo.

Esses alimentos transformam, recuperam e previnem o nosso organismo, o que nos garante uma vida melhor para quem consumir esses alimentos. Eles possuem uma grande concentração de minerais, proteínas, vitaminas, fibras, antioxidantes e muitos outros ótimos compostos.

Benefícios dos super alimentos

Os super alimentos podem estar incluídos nas nossas refeições e na nossa rotina de forma fácil. O preço desses produtos e também sua abundancia vai depender da sua região, mas incluir eles na dieta é muito fácil.

Muitos desses alimentos da cultura brasileira passam despercebidos e são perfeitas fontes com dezenas de benefícios, vamos te dar exemplos pra você compreender melhor.

O que todos os super alimentos tem em comum é que possuem em sua composição as vitaminas, compostos bioativos que nos proporcionam benefícios extras. Uns possuem benefícios melhores para a pele, outros pro cabelo, outros ajudam na saúde mental, na glicose do sangue, no sistema hormonal e até no colesterol ruim.

Os super alimentos não curam doenças ou previnem as complicações, é importante manter a sua qualidade alimentar pois esses alimentos não trabalham sozinhos. Pra quem precisa prevenir as doenças cardiovasculares, por exemplo, o caminho é priorizar os alimentos que possuem grande concentração de antioxidantes, porém, praticar exercícios físicos e evitar o sódio também é importante.

Super alimentos

Super alimentos: Sementes e grãos

Os principais alimentos destacados dessa categoria são a quinoa, chia, nozes e a lentilha.

A Quinoa é uma proteína em grão, ela diminui e controla o colesterol ruim e os triglicerídeos e possui as mesmas características do leite materno, prevenindo os problemas cardiovasculares.

A Lentilha tem um alto teor de fibras e é rica em ferro, proteína vegetal e vitaminas. Esse super alimento possui benefícios e restrita a quantidade de gordura. Ajuda no ganho de massa muscular magra e auxilia em ferimentos e cicatrizações.

A Chia é uma fonte de antioxidantes e possui muito ômega-3, ácidos graxos, proteínas, vitaminas, fibras alimentares e minerais incontáveis. Ela é de fácil consumo e é ótima para ser incluída no cardápio.

A nozes é rica em omega-3 que ajuda a manter os níveis de HDL no sangue, que é o bom colesterol. Ela ainda possui propriedades que melhoram o sono e previnem as doenças cardíacas, além disso possuem uma boa quantidade de vitaminas, proteínas e minerais.

Super alimentos: Frutos

Vamos apresentar os super alimentos que são facilmente encontrados nos mercados.

O açaí é um desses frutos que são ótimos protetores para a saúde do coração, ajuda no combate do LDL que é o colesterol que prejudica nossa corrente sanguínea. O açaí deve ser consumido puro.

O Kiwi é uma das frutas exóticas que são super alimentos. Ele possui efeito anti-inflamatório, laxativo, antioxidante e anticancerígeno, ele ainda é uma ótima fonte de potássio, cobre, magnésio, fosfato, fibras alimentares e vitaminas C, E e B6. Colabora com a saúde do coração e com o sistema imunológico.

A melancia possui fonte natural de licopeno, um antioxidante que combate diversas doenças. Ela possui poucas calorias, possui grande quantidade de vitamina A e C e sacia com facilidade.

O Mirtilo combate o envelhecimento pois possui antioxidantes que trabalham na manutenção do organismo protegido e saudável, possui as vitaminas C e E.

O Abacate é rico em gordura monoinsaturada, que é perfeita para o organismo. Ele é aliado para quem quer perder peso e reduzir os triglicérides. É fonte das vitaminas B6, E e K e também é fonte de ácido fólico.

Super alimentos

Super alimentos: Verduras, legumes e hortaliças

A batata-doce é rica em antioxidantes, manganês e vitaminas, oferecendo pro corpo muito betacaroteno que ajuda na visão e na saúde da pele.

A acelga é fonte de vitaminas A, B e C e ajuda no funcionamento cerebral.

O espinafre é rico nas vitaminas A, C e K e é um ótimo anti-inflamatório, auxiliando na digestão dos alimentos.

O brócolis possui uma grande concentração de proteína, regulando a ação do açúcar e da insulina no corpo, é rico nas vitaminas A C, ferro, potássio e cálcio.

O tomate possui radicais livres que protegem o envelhecimento e protege o copo para vários tipos de câncer. Possui grande fonte de cálcio e ácido fólico.

O chá verde é o campeão no quesito desintoxicação, acelerando o metabolismo e queimando gorduras. Combate a diabetes, câncer e derrames.

Os cogumelos são perfeitos para ajudar no funcionamento do intestino e é muito rico em fibras alimentares e completo B.

Esses são alguns dos super alimentos que podem ser facilmente incluídos nas nossas refeições diárias, além de serem muito benéficos para nosso organismo, esses alimentos são deliciosos e podem ser introduzidos em várias receitas. Use e abusa dos super alimentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *