Queda de Cabelo [Acompanhe a Resenha Completa]

Seus cabelos caem muito? Vamos te falar nessa resenha o porquê isso pode ocorrer e se é um motivo alarmante ou não. Continue lendo até o final.

A queda de cabelo pode acontecer normalmente sem que seja um sinal preocupante, é normal uma perda de 50 a 100 fios de cabelo no dia, principalmente quando o tempo está mais frio, como no inverno e no outono.

É normal que o cabelo caia durante essas épocas do ano pois a raiz do cabelo fica menos irrigada por sangue e nutrientes e dessa forma é normal que ele caia mais. Porém, essas quedas devem diminuir nas outras épocas do ano, como no verão e na primavera.

Fora isso, pessoas que utilizam com maior frequência o uso de produtos químicos alisantes para os cabelos ou usam muitas vezes na semana o secador de cabelo, chapinhas ou penteados que quebram os fios, podem ter uma maior queda de cabelo.

Acontece também a queda de cabelo por motivos de saúde ou após alguns tipos de tratamentos e isso é normal que aconteça e será avisado com antecedência pelo seu médico.

Vamos mencionar aqui os principais motivos que fazem as pessoas perderem uma boa quantiade de cabelo a cada dia.

queda de cabelo

Excesso de vitamina A e B

É difícil de acontecer, mais a presença excessiva dessas vitaminas no corpo pode acarretar na queda de cabelo. Esse tipo de situação acontece mais em pessoas que utilizam de suplementos com essas vitaminas por muito tempo.

Esses suplementos vitamínicos devem ser usados com orientação médica para que esse tipo de problema não aconteça, como atingir a dose máxima recomendada. Se caso isso aconteça, o uso da suplementação deve ser interrompido.

Excesso de estresse

O excesso de estresse é uma das principais causas que fazem que as pessoas percam cabelo. O estresse físico e também o mental fazem que aconteça a troca de fios, o que faz com os cabelos caiam.

Nesse caso é importante reduzir o seu estresse, tentando amenizar ou resolver os motivos que o causam, procurando também praticar exercícios físicos para que você garanta uma qualidade de vida melhor e evitando além da queda de cabelo, motivos mais graves como a depressão.

Gravidez

É muito comum a queda de cabelo no pós parto devido as alterações hormonais que acontecem no organismo e também pelo o estresse causado. Essa queda de cabelo ocorre nos primeiros meses após o nascimento do bebe e pode durar até 2 meses.

Alterações hormonais

A alterações dos hormônios são uma das causas que fazem com que seu cabelo caia em maior quantidade e essas alterações podem ocorrer em vários momentos da vida, especialmente na fase da adolescência.

No caso das mulheres, essas alterações podem acontecer devido ao uso de pílulas ou algum método anticonceptivo que fazem também que os cabelos caiam. Nesse caso, se a queda de cabelo estiver sendo muito intensa, você deve conversar com o seu médico para que o medicamento possa ser mudado evitando a queda dos cabelos.

Uso de medicamentos e antidepressivos

Alguns medicamentos como no caso dos antidepressivos, anticoagulantes e remédios para pressão alta, podem ter como efeito colateral a queda de cabelo, principalmente quando estes remédios já estão sendo utilizados por muito tempo.

Se você achar que o seu cabelo está caindo por esse motivo, informe seu médico para que ee receite outro e evite a queda do cabelo.

queda de cabelo
 

Anemia

A anemia causa palidez e cansaço excessivo, mas fora isso, causa também a perda de cabelo, pois os fios recebem menos nutrientes, oxigênio e sangue, ficando extremamente quebradiços e fracos. A anemia acontece pela falta de ferro no organismo, mas também pode ocorrer pela falta de vitamina B12.

Na maior parte dos casos, a falta do ferro causa a anemia e o tratamento consiste em usar suplementação com ferro e ingerir alimentos ricos nesse nutriente como a carne vermelha, feijão branco, mexilhão e a salsa.

Hipotireoidismo

Quem possui hipotiroidismo possui problemas hormonais pois a tireoide não trabalha corretamente e dessa forma os hormônios não são produzidos nas quantidades adequadas. Esses hormônios são importantes para nosso metabolismo e para os fios dos nossos cabelos.

Nesse caso de alteração da tireoide, consulte um endocrinologista para confirmar o seu diagnóstico e para que ele te indique o procedimento e tratamento adequado para o seu caso, assim como a suplementação de iodo.

Cigarro

O cigarro possui substancias que são toxicas e enfraquecem os fios do cabelo. O ato de tragar e soltar a fumaça, leva a degeneração dos vasos que abastecem todas as extremidades do nosso corpo, inclusive os vasinhos do couro cabeludo.

Corona Vírus

Outro motivo que tem feito as pessoas perderem cabelo é o COVID-19, apesar de não ser comprovado cientificamente, muitas pessoas relatam ter perdido uma quantidade grande de cabelo depois da infecção. Pessoas dizem perder tufos de cabelo e apesar disso os médicos dizem ser pelo o estresse que a doença causa no individuo, fazendo que assim, ele perca cabelo.

Depois que a pessoa estiver devidamente tratada e seu isolamento acabar, é aconselhável consultar um médio dermatologista para que ele avalie melhor o seu caso e indique um tratamento para o couro cabelo e dessa forma a queda de cabelo seja diminuída.

Tratamento para a queda de cabelo

A queda de cabelo pode ser tratada com a ajuda de alguns remédios, produtos ou suplementos. Alguns produtos que podem te ajudar são as loções capilares, loções e shampoos especiais para queda de cabelo, suplementos nutricionais para esse caso, remédios para queda de cabelo.

Existem também os tratamentos médicos para a queda de cabelo como o laser de baixa potência, a carboxiterapia, implantes de cabelo ou o transplante capilar.

Outra dica é ter uma alimentação balanceada pois muito nutrientes que o cabelo precisa pode estar em falta na sua dieta.

Preste atenção e procure ajuda médica para entender o real motivo de você estar perdendo cabelos, isso no caso de ser muito alarmante. O médico vai avaliar seu couro cabeludo e pedir exames para saber qual deve ser o tratamento mais indicado para o seu caso.

queda de cabelo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *