Dieta Low Carb é Boa? [Veja como funciona]

Se você procura jeitos para emagrecer, já deve ter ouvido falar da Dieta Low Carb, certo? Essa dieta consiste em diminuir a quantidade de carboidratos diários na sua dieta, para que dessa forma o corpo queime gordura para ter energia.

Para que isso aconteça no organismo, é necessário que você consuma apenas de 5% a 10% de carboidratos, o que é de 50g a 100 gramas por dia. Diminuindo o carboidrato é necessário que você consuma uma quantidade de gordura e proteína.

Como fazer a dieta?

A proposta da dieta é que você coma menos carboidratos refinados e uma maior quantidade de comida de ‘’verdade“, dessa forma sua alimentação ficará muito mais equilibrada. Numa alimentação normal, ingerimos por dia até 55% de carboidratos, porém, com a dieta, essa quantidade é muito menor.

Reduzir a quantidade de carboidrato é a estratégia da dieta, pois com menos calorias, é mais fácil do emagrecimento acontecer, com a baixa ingestão dos carboidratos, é mais fácil também de controlar o nível de insulina.

O aumento de glicose e da insulina basal no sangue aumenta quando consumimos alimentos que são ricos nos carboidratos. Com esse aumento, acontece uma reserva no corpo e com isso o aumento da gordura corporal, por isso, o fato de consumir uma menor quantidade de carboidratos ajuda na perda de peso e diminuindo a produção da insulina.

Essa dieta deve ser realizada por pelo menos 3 semanas, porém, não pode ultrapassar seis meses. Devido a sua grande restrição de alimentos, ela é indicada, pelos nutricionistas, para ser realizada por apenas 40 dias. Cada pessoa possui um organismo, com necessidades e restrições, por isso é necessário passar pelo médico antes de realiza-la.

Dieta Low Carb

É seguro realizar essa dieta?

É uma dieta segura, porém deve ser feita com um acompanhamento ou orientação nutricional para que atenda todas as suas necessidades.

Alimentos permitidos na Dieta Low Carb

  • Gordura
  • Cordeiro, carne bovina, frango, camarão, marisco, truta, salmão, ovo, sardinha
  • Azeite e manteiga extravirgem
  • Amendoim, amêndoa, coco, noz, linhaça, semente de chia, girassol e abóbora.
  • Temperos e ervas
  • Sal em pouca quantidade, especiarias como alho, gengibre, pimenta, canela, tomilho, cardamomo, orégano e sálvia

Existem algumas frutas que possuem uma quantidade muito alta de carboidratos, essas devem ser evitadas. Cuidado para não cair nesse erro e comer alimentos que podem não parecer, mas possuem muitos carboidratos, o que pode prejudicar o processo do seu emagrecimento.

Para você não cair nesse erro, vamos listas aqui 5 furtas que possuem pouca quantidade de carboidrato e que podem ser incluídas na alimentação e na Dieta Low Carb, é claro, com moderação.

  • Abacate

Essa é uma fruta que é muito querida pelas pessoas, é muito rica em vitaminas, fibras, minerais e gorduras monoinsaturadas saudáveis, além disso, possui uma quantidade mínima de carboidrato, apenas 2%, e essa quantidade é ótima para entrar na dieta.

  • Amora

A amora também é permitida pois uma xícara da frutinha possui apenas 6 gramas de carboidratos, essa quantidade é ótima para se encaixar na dieta low carb. Essa fruta também é muito rica em fibras e quando entra em contato com nosso estômago, garante mais saciedade e nos deixa com um menor apetite. Além disso, ela diminui a entrada de gordura e açúcar no organismo.

  • Coco

Essa fruta é muito saudável, meia xícara da fruta possui 13 gramas de gordura saudável e apenas 2,5g de carboidratos, sendo excelente para a dieta. Fora isso, o coco pode ser comprado em flocos ou desidratado. É importante prestar atenção na hora da compra se nenhum açúcar foi adicionado.

  • Limão

É uma fruta cítrica que é muito usada em chás, temperos ou sucos. Ela se encaixa nessa dieta pois meia porção do limão possui uma quantidade menor de ½ grama de carboidrato, uma ótima quantidade de cálcio e vitamina C.

  • Morango

O morango também é ótimo para essa dieta pois um copo de morangos possui apenas 8 gramas de carboidratos. Essa frutinha é ótima pois é muito versátil, podendo ser adicionada em iogurtes, em saladas, em sucos ou como sobremesa da dieta low carb.

Dieta Low Carb

Pode tomar bebida alcoólica fazendo a dieta?

Vinho e cerveja light possuem poucas quantidades de carboidratos, já no caso do rum, gim, uísque, não possuem carboidratos. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode acabar retardando a queima da gordura do corpo e fazer com que você ganhe peso, a ingestão dessas bebidas pode acabar acarretando efeito indesejado.

O que não é permitido na dieta?

  • Leite desnatado, pois não tem gordura
  • Doces, pois, tem muita quantidade de açúcar
  • Massas, esqueça lasanha, nhoque e macarrão
  • Os industrializados não são considerados alimentos de verdade
  • Milho, não pode ser consumido de jeito nenhum
  • Pães, é o carboidrato puro
  • Sucos de frutas, evitar os de néctar e até mesmo os naturais
  • Tapioca, é muito similar o pão
  • Refrigerante, é o poço de açúcar
  • Frutas com muito índice glicêmico, como melancia, manga, banana, abacaxi e uva
  • Arroz, nenhum tipo de arroz deve ser consumido
  • Batata inglesa possui menos tubérculos e fibras

Dieta Low Carb

Benefícios da dieta

A dieta é ótima para quem busca emagrecer porque garante uma perda de peso rápida, pois com a diminuição do consumo de carboidrato, o corpo entra num processo chamado de cetose que usa a gordura acumulada como fonte de energia, fazendo que dessa forma a perca de gordura e peso aconteça.

Essa dieta também faz a diminuição da retenção de liquido, pois boa parte do peso está ligado aos líquidos que não são eliminadas do corpo e acabam causando inchaço. Além disso, também sentimos saciedade com essa dieta, fazendo com que consumimos menos alimentos e menos calorias diárias.

Essas são as principais informações para que você possa realizar essa dieta que está dando resultado para muitas pessoas. É uma dieta bem restritiva e ao realiza-la, é possível que você sinta alguns efeitos colaterais, como dores de cabeça, tontura e sensação de fraqueza.

É necessário a orientação de um nutricionista para que ele passe para você a quantidade certa que seu corpo necessita diariamente dos nutrientes e de carboidratos para que você não sinta esses efeitos e para que emagreça com saúde.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *