Dieta cetogênica [Aprenda todas as dicas]

Está querendo aprender uma dieta realmente boa para o emagrecimento? Vamos te contar hoje sobre a dieta cetogênica, que vem conquistando muitas pessoas a conquistarem seus resultados.

A dieta cetogênica reduz os carboidratos que é uma das táticas mais usadas para emagrecer. Essa dieta surgiu há muitos anos com o intuito de ajudar as pessoas que tinham problemas de epilepsia e dessa forma ganhou fama por fazer com que a perda de peso aconteça.

Essa dieta traz eficácia, porém ela tem alguns custos e deve ser feita por prazos curtos, além disso, essa dieta não pode ser usada por todas as pessoas. É necessário prestar atenção para saber se ela serve pra o seu caso.

Dieta cetogênica

O que é a dieta cetogênica?

O nome dessa dieta foi dado devido a cetose, que é a queima da gordura quando induzida pelo corte de carboidrato no organismo. Quando reduzimos esse nutriente, que é o fornecedor principal da glicose no corpo, que leva todas as energias para as células, o organismo é obrigado a buscar outro jeito de e outra fonte de combustível, dessa forma ele encontra a gordura e a queima.

A dieta cetogênica usa a gordura corporal como fonte de energia para o corpo dando origem aos corpos cetônicos e os hormônios que nos dão o apetite também são interferidos pelas moléculas. A cetose é a chave da dieta cetogênica.

O consumo de carboidrato fica menor que 50g por dia e quando estamos fora de dietas, consumimos normalmente 200g ou mais diariamente.

Como realizar a dieta cetogênica?

Primeiramente é indicado que você converse com um profissional para entender o seu caso e saber se ele é indicado para você. É necessário entender a sua necessidade energética diária, pois alguns fatores como peso, sexo, altura, idade e o quanto que você se exercita muda muito de uma pessoa pra outra.

Depois disso, é possível definir o seu limite de calorias que podem ser ingeridas diariamente, dessa forma é possível montar um cardápio que seja adaptado a cada um, com seus gostos. Nesse cardápio temos carnes e derivados, gorduras e vegetais.

É necessário ter um número exato de refeições diárias, para poder induzir a cetose e o corpo sinta a escassez de carboidratos. A dieta deve durar de 2 a 3 semanas, podendo ser estendida até 6 meses, dependendo do caso.

Na primeira semana, será uma fase de adaptação pois a falta de glicose pode causar algum tipo de efeito colateral, como cansaço, fraqueza e mau-humor. Depois de uns dias o corpo se estabiliza e o corpo acaba se acostumando com o jeito novo de fabricar a energia que precisa.

Dieta cetogênica

Tipos da dieta cetogênica

Na dieta clássica, o carboidrato tem que ser de nível baixo, de 4% até 10% e o de gordura deve chegar a 90%, não sendo menor que 60%. A quantidade de calorias varia de pessoa para pessoa, porém fica entre 1000 a 1400 por dia.

Existe outra versão da dieta cetogênica que diminui muito as calorias diárias, ela fica menor que 800 por dia. Nela o cardápio e o número de refeições são bem mais controlados. São basicamente 6 refeições no dia, sendo todas em pó, onde é possível somente adicionar legumes e verduras.

A dieta cetogênica não é a mesma dieta low carb, nessa o carboidrato diário é um pouco maior.

Quais os alimentos permitidos na dieta cetogênica?

Nessa dieta, todas as verduras são liberas e quase todos os legumes. No caso dos vegetais, como batata, mandioca e alguns da família das leguminosas, como lentilha, feijão, ervilha, soja, devem ser eliminados do prato. As frutas tem consumo liberado, tirando o coco e o abacate.

Manteiga, azeite, castanhas e a banha de porco estão liberadas para o consumo, assim como peixes, cernes, ovo, frago, iogurte, queijos e o açaí. As bebidas que entram na dieta são água, chá sem açúcar e o café.

Alimentos proibidos na dieta

Existem alguns alimentos que são eliminados da dieta e que não podem ser consumidos, são eles: Pães, doces, macarrão, farinhas, amidos, sucos, bebidas alcoólicas, tubérculos, como batata, mandioca, cenoura, inhame. Outros alimentos como vegetais como o milho, leguminosas como soja, feijão, ervilha e grão-de-bico e outras fontes de açúcar que também não devem ser consumidos.

Dieta cetogênica e exercícios físicos

Na dieta cetogênica, o exercício físico é muito importante para que o emagrecimento aconteça efetivamente e de forma saudável. Porém, são necessários ter alguns cuidados pois o corpo estará se virando com pouquíssima energia. É importante manter o consumo dos carboidratos antes do treino.

É recomendado que inicie os treinos de forma leve e até mesmo para quem já pratica exercícios físicos, é ideal que o ritmo diminua, pois, algumas pessoas podem sentir cãibras e fraquezas durante a realização dos exercícios.

Dieta cetogênica

Essa dieta é segura e emagrece?

Essa dieta é segura, porém não pode ser realizada por muito tempos pois é uma dieta bem restritiva. Sua eficaz é de curto a médio prazo, pessoas com hipertensão ou diabetes devem ter cuidados ao realiza-la e realizar alguns ajustes.

Pessoas que possuem doenças no rim ou no fígado não podem realizar esse tipo de dieta pois o aumento de gorduras e proteínas pode sobrecarregar esses órgãos. Antes de realizar essa dieta é necessário passar com um profissional.

Quando cortamos o consumo de carboidrato do nosso corpo, há uma queda muito grande de calorias diárias que são consumidas e isso leva o emagrecimento, além disso, a cetose também nos leva a emagrecer pois ela utiliza nossa gordura, até mesmo as que ficam mais profundas no nosso corpo como fonte de energia o que também leva a perda de peso do corpo de forma rápida.

É por esses motivos, que a dieta cetogênica ficou tão famosa, principalmente nas redes sociais, pois ela realmente leva a perda de peso e garante os resultados esperados pelos os usuários e dá muita esperança para aquelas pessoas que já estão sem esperança de conquistar o corpo que sempre desejaram. Siga a risca e todas as dicas e emagreça com essa dieta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *