Deficiencia de vitamina C [Entenda os motivos na resenha]

O ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C é um micronutriente muito encontrado nos alimentos, especialmente em algumas frutas cítricas como a laranja e acerola.

A vitamina C é muito poderosa como antioxidante para o nosso organismo e atua também no retardamento do envelhecimento celular, assim também como trabalha na formação de colágeno, síntese de norepinefrina, absorção de ferro no intestino e na conversão do colesterol em ácidos biliares.

Umas da principal doença que são relacionadas a falta de vitamina C é chamada de escorbuto, essa doença e seus sintomas se manifestam depois de 4 a 6 meses da falta da vitamina no organismo.

O escorbuto faz com que apareçam manchas roxas e sinais na pele e pode acontecer também nas crianças que desenvolvem deformidades ósseas, alterações cardíacas e prejudica o crescimento.

Deficiencia de vitamina C

A importância da vitamina C no organismo

O ácido ascórbico ou vitamina C é responsável pelo reparo e crescimento dos ossos, da pele e do tecido conjuntivo, pois ela conecta os órgãos, tecidos, tendões, vasos sanguíneos e ligamentos. A vitamina C também é essencial para os vasos sanguíneo.

A vitamina C também ajuda a manter as gengivas saudáveis assim como os dentes. Ela também ajuda na absorção do ferro no corpo, que são os responsáveis na formação dos glóbulos vermelhos. Essa ótima vitamina também é responsável por curar ferimentos e queimaduras.

A vitamina C também é um ótimo antioxidante, protegendo as células dos radicais livres, participando das reações químicas com as células. Essa carência pode afetar muitos danos na vida inteira da pessoa.

Sintomas da falta de vitamina C

A falta de vitamina C no organismo pode provocar sinais e sintomas no corpo, como:

  • Dificuldade na hora da cicatrização de feridas, isso acontece devido à falta de colágeno no organismo.
  • Tontura, palidez e cansaço também entram nos sintomas devido à baixa absorção do ferro.
  • Manchas roxas no corpo pois os vasos sanguíneos ficam fragilizados.
  • Sangramentos no nariz e na gengiva ou em outros lugares devido os vasos sanguíneos que não são suportam os tecidos.
  • Risco de fraturas e deformidades ósseas, acontece principalmente nas crianças pois a falta da vitamina C altera a formação dos ossos e o processo de calcificação.
  • Inchaço no corpo e dor óssea.
  • Amolecimento e queda dos dentes, pois a formação da dentina é alterada.
  • Risco alto de infecções, como resfriados e gripes, a falta da vitamina C deixa os glóbulos brancos prejudicados e o sistema imune enfraquecido.
  • Tristeza, estresse, depressões e dificuldades de raciocínio, a falta da vitamina C altera as reações químicas cerebrais.

Deficiencia de vitamina C

Falta da vitamina C e suas causas

Quando a dieta de vitamina C é insuficiente ou quando não é corretamente absorvida pelo intestino. A falta da vitamina C pode levar a anorexia, desnutrição, tabagismo, alcoolismo, inflamações intestinais.

A falta da vitamina C acontece também em quem possui doenças gastrointestinais, pessoas em pós operatório, doenças inflamatórias agudas ou crônicas ou pessoas com queimaduras graves.

Estar com problemas intestinais como no caso das diarreias, fazem que aconteça a perda dessa vitamina, assim como a acloridria, que acontece quando o ácido gástrico não é produzido e diminui a vitamina que não é absorvida.

A falta da vitamina C também pode acontecer devido à falta de verduras e frutas diárias, consumindo as diariamente, essa carência e deficiência da vitamina C pode ser corrigida.

Deficiencia de vitamina C

Diagnostico da carência da vitamina C

Para ter um diagnóstico preciso, é necessário tomar como base os sintomas sentidos pelo indivíduo. É necessário medir a vitamina no sangue para então ter os resultados. É possível realizar exames físicos, exames de sangue para verificar se há anemia e no caso das crianças é feito por radiografia nos ossos.

Tratamento para a carência de vitamina C

Essa vitamina é encontrada principalmente em muitas frutas e em vegetais, como a acerola, abacaxi, limão, laranja e no pimentão. Esses alimentos são de necessidades diárias para qualquer dieta.

É necessário ingerir diariamente cerca de 75mg de vitamina C no caso das mulheres e para os homens, é necessário ingerir 90mg da vitamina, isso depois dos 19 anos de idade.

Algumas pessoas acabam necessitando de quantidades maiores, como no caso de fumantes, gestantes e pessoas que utilizam remédios que acabam prejudicando que a vitamina C seja absorvida no organismo, como no caso de antidepressivos, diuréticos e anticoncepcionais.

No caso dos adolescentes, crianças e também nos bebes, a quantidade de vitamina C deve ser menor, essa quantidade deve ser recomendada por um médico para que ele ajuste o nível da reposição da vitamina para cada um dos casos.

A vitamina C é elimina pela urina então deve ser consumida diariamente e no caso de você não conseguir alcançar o nível indicado, é possível que você tome uma suplementação de vitamina C, mas lembrando, isso também deve ser indicado por um médico para que não seja consumido em excesso ou em menor quantidade diária.

Para quem possui o escorbuto, é necessário elevar as doses da vitamina C diariamente, são necessários o uso de suplementos da vitamina C com altas doses. É necessário também que o paciente siga uma dieta bem nutritiva acompanhada de um nutricionista para que sejam ingeridas de 1 a 2 vezes a mais a quantidade recomendada.

Deficiencia de vitamina C

Como prevenir a carência da Vitamina C

Para que não aconteça a falta de vitamina C no organismo e para prevenir que isso aconteça é importante manter o consumo das quantidades que são recomendadas da vitamina para cada indivíduo.

Consuma regularmente verduras frescas e frutas pois elas oferecem muita vitamina além de serem saudáveis e também possuir muitos outros nutrientes que são importantes para o corpo.

Agora você já sabe o que a falta dessa vitamina causa no nosso organismo e todos os sinais e sintomas que ela apresenta quando está em carência.

Procure saber a quantidade recomendada de vitamina C para o seu organismo e não deixe de comer frutas e verduras que possuem quantidades grandes da vitamina e se caso for preciso, procure por suplementos que completem a sua necessidade de vitamina C diária.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *