Como Manter a Imunidade Alta? Confira Aqui

Se você é aquela pessoa que vive doente, sempre está resfriado ou gripado, é necessário ter cuidado, você pode estar com problemas com a imunidade.

Ter um sistema imunológico forte é muito importante para combater essas doenças que estão sempre ativas no seu corpo. Uma pessoa que possui a imunidade alta possui uma melhor qualidade de vida, muito mais energia e disposição no dia a dia.

Está precisando aumentar a imunidade? Continue lendo o texto que vamos explicar tudinho pra você.

Como Manter a Imunidade Alta

O que é imunidade?

Imunidade é o termo usado para sistema imunológico, que é o conjunto complexo de células que e tem como função proteger e defender nosso organismo contra infecções, doenças e tumores. As células do nosso sistema imune combatem vírus, bactérias, fungos e muitos outros parasitas.

Ela também é a responsável por manter nosso organismo limpo, identificando seres estranhos no nosso corpo. A imunidade também tem o poder de remover das nossas células mutações malignas e elimina as células mortas.

Classificações da imunidade

Nós podemos classificar a imunidade em dois tipos, a adquirida e a inata. A inata é a imunidade que já nasce com a pessoa, ou seja, ela sempre esteve e estará nos indivíduos que estão saudáveis.

A imunidade inata atua de maneira muito rápida, evitando que qualquer manifestação aconteça n organismo, essa é sua maior característica. Ela é formada por células que são especializadas nos macrófagos e neutrófilos e por outras células que são solúveis como as citocinas e quimosinas.

No caso da imunidade adquirida, acontece quando há o contato do invasor no organismo, como bactérias e vírus. Depois que o corpo tiver contato com esse agente, determinadas células do sistema imunológico desencadeiam a ativação.

Elas atuam a partir dos fagócitos e dos linfócitos B, que são as células que são responsáveis por destruir os microrganismos.

Sintomas da imunidade baixa

A resposta imunológica do organismo deve estar equilibrada para que ele consiga se defender, porém, muitos fatores podem causar uma baixa na imunidade, deixando-o mais suscetível a problemas, como infecções.

Vamos citar alguns dos sintomas de imunidade baixa:

Como Manter a Imunidade Alta

Vômitos e Náuseas

Ter vômitos e náuseas é sinal que o organismo encontrou alguma coisa que ele acha estranho e está colocando para fora, porém, quando isso é frequente, pode ser imunidade baixa.

Os anticorpos acabam não conseguindo lutar e destruir os micro-organismo que invadiram o organismo e mostram através das náuseas e vômitos que o corpo não está legal.

Infecções recorrentes

No caso de pessoas que possuem herpes, amigdale ou alguma outra doença simples de forma decorrente ou que demora muito para melhorar, é sinal de imunidade baixa.

Nesses tipos de infecções são demonstradas para o organismo que esses microrganismos estão de forma acelerada se reproduzindo e o sistema imune não está sendo forte o suficiente para combatê-los e detê-los.

Fraqueza

Se você sente seu corpo mole, sem disposição e energia, também pode ser sinal de imunidade baixa, principalmente se esses sintomas vierem sem você ter feito atividade física ou algum tipo de esforço.

Esse tipo de problema acontece pois o nosso corpo não está com as células de defesa suficientes para manter nosso organismo com vitalidade, te causando esses sintomas de fraqueza.

O que causa a imunidade baixa?

A baixa imunidade pode ocorrer devido a vários fatores que podem reduzir o sistema imunológico, podendo ser situações físicas ou emocionais.

Distúrbios do sono

Pessoas que passam muito tempo sem dormir corretamente podem apresentar os sintomas da imunidade baixa, pois o sono faz com que nosso organismo descanse, dessa forma ele consegue regular e regenerar todas as funções do corpo.

Má alimentação

Não tem uma dieta balanceada, com o consumo diário de frutas, verduras e legumes, podem fazer com que sua imunidade fique baixa. Ter uma alimentação balanceada é extremamente importante para prevenir vários tipos de doenças e para fortalecer o sistema imune.

Estresse

Um dos maiores vilões da imunidade é o estresse, pois uma pessoa estressada libera toxinas que são terríveis para o sistema imunológico. Para fortalecer seu sistema imune é necessário que você se liberte do que te estressa.

Variações hormonais

Outro motivo que pode provocar a queda do sistema imunológico são as variações hormonais. A tensão pré menstrual e os ciclos menstruais afetam as células do organismo o que atrapalha muito o sistema imunológico.

Questões genéticas

O sistema imunológico, assim como todas as funções do organismo são determinas geneticamente. Existem pessoas que tem a imunidade baixa por tendencia natural e familiar, condição que é passada de pai para filho.

Uso de medicamentos

Certos medicamentos podem suprir a imunidade, causando a queda da mesma. Geralmente são pessoas que apresentam doenças inflamatórias ou autoimunes.

Consumo de álcool

Bebidas alcoólicas podem causar danos no sistema imunológico pois o fígado não consegue metabolizar e eliminar todo o álcool que é ingerido por hora, então o álcool passa para a corrente sanguínea causando sérios problemas pro sistema imune.

Como Manter a Imunidade Alta

Como aumentar a imunidade

Para melhorar a sua imunidade, é necessário mudar hábitos na sua vida, como por exemplo a sua alimentação.

Costuma mais frutas com vitamina C, pois essa vitamina ajuda contra as infecções e tem uma ótima ação anti-inflamatória. Consuma frutas como laranja, morango, limão e kiwi.

Evite o sedentarismo, pratique mais atividades físicas, pois dessa forma você regulará o seu peso corporal, melhorando sua atividade cardiovascular e aumentando a sistema imunológico.

Tenha boas noites de sono, pois é por meio dele que o corpo descansa e o sistema imunológico se regenera e recupera as suas energias. É recomendado dormir entre 7 a 9 horas de sono diariamente em um ambiente confortável, silencioso e com baixa iluminação.

Falamos nos textos algumas informações importantes sobre a imunidade. Se você se identificou com algum sistema e acha que precisa regular e aumentar a sua, busque ajuda com um profissional e coloque em pratica as maneiras de aumenta-la.

Faça exercícios, coma frutas, consuma vitaminas A, C e B12, tome sol, descanse, tenha boas noites de sono e mande o estresse embora. Estar com a imunidade alta é muito importante para o seu bem-estar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *