6 remédios que podem prejudicar sua saúde bucal

Existem muitos casos onde pessoas acabam se vendo na necessidade de buscar por convênios odontológicos, devido a falta de saúde bucal, causada pelo uso de medicamentos.

Isso porque, o uso de remédios é necessário em muitos aspectos, mas em vários outros o mesmo pode ser extremamente prejudicial, como é no caso da saúde bucal. 

Portanto, para quem não sabe, além de poder fazer mal aos dentes, o uso contínuo de medicamentos também pode causar doenças em órgãos vitais, bem como causar dependência química, uma vez que os mesmo, apesar do uso para o bem, não deixam de ser um tipo controlado de droga. 

Dessa forma, é necessário saber que, no que diz respeito à boca, os remédios podem provocar coisas como: manchas, lesões e até mesmo cáries. 

Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito desse tipo de problema, veja quais os principais medicamentos que causam problemas bucais e saiba como preveni-los, assim buscando um plano odontologico pme somente para tratamentos dentais corriqueiros.

6 remédios que podem prejudicar sua saúde bucal

Remédios que prejudicam a saúde bucal

A grande questão entre os remédios e a saúde bucal é que, muitos componentes na composição de comprimidos e antibióticos podem causar efeitos colaterais.

Esses efeitos colaterais podem causar a boca seca, que é a grande vilã quando o assunto é saúde bucal. 

Isso porque, a boca seca pode atrapalhar o bom funcionamento de todos os elementos da boca, assim como provocar halitose que nada mais é do que o mau hálito. Dessa forma, a boca seca também interfere em funções como falar e engolir. 

Em suma, pode-se dizer que a saliva e a boca úmida têm uma função extremamente importante e crucial para uma boa saúde bucal.

Portanto, caso sinta que está com a boca seca de forma recorrente, é extremamente importante procurar por convênio odontológico empresarial e buscar tratamento. 

Além de tudo isso, é importante pontuar que muitos medicamentos possuem açúcar em sua composição, e o excesso de glicose pode piorar qualquer quadro bucal, uma vez que esse elemento facilita a proliferação de bactérias e a formação de cáries.

De acordo com dados da American Dental Association, existem cerca de 500 medicamentos que podem provocar a xerostomia, que nada mais é do que uma série de condições médicas.

A xerostomia (boca seca) também pode ser considerada um efeito resultado do uso decorrente de diversos medicamentos, ou até mesmo através de tratamentos contra câncer, por exemplo.

Confira a seguir alguns desses medicamentos:

  • Anti-histamínicos (Antialérgicos);
  • Descongestionantes;
  • Analgésicos;
  • Diuréticos;
  • Medicamentos para pressão alta;
  • Antidepressivos.

Caso você tenha que tomar algum dos remédios listados acima, de forma contínua, ou tenha tomado por muito tempo, vale pesquisar por um como funciona plano odontológico empresarial e buscar fazer uma análise de sua saúde bucal. 

É importante ressaltar que a lista de medicamentos perigosos não se limita aos citados acima.

Isso porque alguns outros medicamentos também podem causar inflamações, ulcerações, dormência, formigamento, distúrbios de movimento, alterações do paladar e, durante a escovação ou do uso do fio dental, sangramento excessivo da gengiva.

Dessa forma, se perceber quaisquer desses sintomas, consulte seu dentista ou médico.

Como prevenir o efeito negativo dos remédios?

Para prevenir de forma totalmente eficiente, o ideal é não tomar esses remédios, principalmente por períodos muito longos e de forma contínua. 

Vale ressaltar que visitas regulares ao dentista através de um plano odonto empresarial também pode ajudar, junto com a ingestão necessária de água que vai deixar a sua boca úmida. 

Entretanto, caso seja necessário tomá-los, para amenizar os efeitos, algumas medidas preventivas são: realização de uma boa escovação com frequência, que significa escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, com pasta de dente fluoretada contendo ao menos 1100 ppm de flúor.

Além disso, é necessário usar o fio dental diariamente, fazer bochecho com flúor para maiores de seis anos de idade.

Já para quem tem boca seca, pode ser feita a utilização de spray de saliva artificial, gel específico ou chiclete sem açúcar para auxiliar na produção de saliva.

Em suma, também é necessário ter a preocupação com cuidados diários para que a placa bacteriana não se acumule e cause gengivite, que pode ser tratada com plano dental empresarial.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Leave a Reply

Your email address will not be published.