Reforço muscular [Melhore seu rendimento]

Quer deixar seus músculos mais definidos, tonificados e fortes? É preciso se dedicar ao reforço muscular. O objetivo te ajuda com o condicionamento físico e beneficia todo o funcionamento do seu metabolismo.

O reforço muscular deixa o corpo mais bonito e natural, sem o aspecto de ‘’grande“. Ele é muito importante no caso dos atletas pois diminui o risco de lesões e melhora o desempenho na hora de exercitar-se. Vamos te contar mais sobre os exercícios no texto a seguir.

reforço musucular

O que é o reforço muscular?

O reforço muscular define e tonifica os músculos sem precisar ganhar massa muscular. Com isso o indivíduo melhora e preserva a saúde de seus músculos, permitindo que seus movimentos sejam mais auto suficientes e seguros.

Essa prática é extremamente importante para a saúde dos músculos para que eles fiquem fortalecidos e também é excelente para os ossos, pois eles ficam resistentes a fraturar e supostas tensões.

As pessoas que realizam o reforço muscular possuem o intuito de deixar o corpo mais bonito sem ter que ficar com a aparência de musculoso. Esses exercícios também são feitos por pessoas que estão se recuperando de alguma lesão e é feito também por idosos para prevenir fraturas e lesões.

Os exercícios para o reforço muscular podem ser feitos junto com exercícios aeróbicos e não precisam ser feitos em equipamentos de academias. Os exercícios são feitos para o fortalecimento em poucas series e repetições e com pesos leves.

Objetivos em realizar o reforço muscular

Realizar esses exercícios tem como objetivo fortalecer as fibras e músculos que já existem, para que dessa forma o condicionamento físico melhore e as chances de lesões diminuem. O foco dos exercícios não é ganhar mais massa magra e sim fortalecer os músculos já existentes.

Além de melhorar o condicionamento físico, os treinos fortalecem os músculos e tonificam a definição muscular, queimam caloria e garantem a perda de gordura corporal, pois os exercícios movimentam muitos músculos do corpo ao mesmo tempo.

Os exercícios que são melhores para o reforço muscular são os que fazem o corpo e o musculo produzir mais resistência e aumentar a capacidade cardiorrespiratória, são eles prancha, afundo, agachamento, entre outros.

reforço musucular

Benefícios do reforço muscular

Ter um corpo forte e resistente nos garante muitos benéficos para o corpo, são eles:

  • Aumento de massa magra;
  • Maior resistência;
  • Melhora e protege todas as articulações
  • Melhora a postura;
  • Melhora e estrutura óssea;
  • Aperfeiçoa o condicionamento físico
  • Ossos mais resistentes
  • Estimula um ótimo funcionamento do metabolismo;
  • Queima calorias
  • Ajuda na redução de peso

Exercícios para reforço muscular

Existem muitas modalidades desses exercícios que auxiliam muito no fortalecimento de todos os músculos do corpo. Esses exercícios garantem muitos benefícios, como a musculação, yoga, treinamento funcional ou o pilates.

Musculação

A musculação serve para tonificar, queimar gordura ou hipertrofiar o corpo, isso depende muito do peso das cargas e das repetições na hora do exercício. Para quem precisa queimar gordura e pretende ficar tonificado, é necessário aumentar o número das repetições com uma menor carga, mas se você pretende ganhar músculos e massa magra, as repetições devem ser feitas com mais carga.

Pilates

No pilates é trabalhado o controle do alinhamento da coluna e da respiração através do fortalecimento dos músculos do abdome e do tronco. Para quem já está no seu peso ideal, o pilates é ótimo para tonificar os músculos.

Os exercícios de pilates usam a força do abdome, priorizando o alinhamento, simetria do corpo, alongamento muscular e proteção da coluna. Esses exercícios são muito indicados por médicos no caso de pessoas que precisam de reabilitação de lesões articulares, doenças musculoesqueléticas e também para melhorar o bem estar e qualidade de vida.

Treinamento funcional

O treinamento funcional é feito com exercícios dinâmicos que imitam o movimento do dia a dia. Esses exercícios são ótimos para definir e emagrecer. Nesses exercícios são trabalhados vários músculos em um único exercício. O objetivo é resgatar o que foi perdido ao longo do tempo como puxar, agachar, empurrar, envolvendo um grande número de músculos do corpo.

Esse treinamento é perfeito para quem quer sair do marasmo da academia, pois é bem diversificado e trabalha o fortalecimento muscular, coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade e o sistema cardiorrespiratório.

Os movimentos são baseados em pular, correr, girar, agachar, empurrar e nos treinos são usados equipamentos como pesos, bolas, cabos, elásticos e na maioria das vezes são feitos com a força e o peso do próprio corpo.

Yoga

Na yoga usa-se a força com o próprio peso corpora, dessa forma os músculos são fortalecidos. Quando por um bom período de tempo e mantem a postura praticada na yoga, o corpo exige força e resistência. Na yoga é possível também ganhar massa muscular.

Outros exercícios que são ótimos para o reforço muscular são o agachamento que trabalha muto as pernas e os glúteos, o agachamento sumo que também são ótimos para os glúteos. O avanço que trabalha as coxas e glúteos. A prancha também é ótima para os grupos musculares como transverso, reto abdominal, musculares do core, obliquo externo e os glúteos.

Também temos a adução de quadril, stiff, a flexão no bosu que trabalha o peitoral, o abdominal reto com bola que trabalha o abdome, rosca alternada que trabalha os bíceps, tríceps testa que trabalha o musculo do tchau.

reforço musucular

Concluindo sobre o reforço muscular

Os exercícios são ótimos para quem busca um fortalecimento dos músculos, diminuir lesões e fraturas. O reforço deve ser praticado constantemente para que os seus objetivos serão alcançados. Fazer uma boa alimentação, para que os músculos fiquem bem nutridos também ajuda muito no fortalecimento, assim como fazer aquecimento e alongamentos antes de iniciar os exercícios.

Para você que não gosta de academia e quer ter aquele corpinho legal, sem ficar forte demais ou precisa sair do sedentarismo, melhorar o fortalecimento dos músculos para evitar lesões, esses exercícios são perfeitos para colocar em pratica na sua vida.

Esses exercícios devem fazer parte da sua rotina de forma constante e com todo o preparo necessário, rapidamente você verá os resultados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *