Como manter a saúde na pandemia [Leia tudo na resenha]

É normal durante esse tempo tão difícil para todos, manter a saúde física e principalmente a saúde mental. Nessa resenha vamos falar sobre como manter a saúde na pandemia e o que você pode fazer para se manter mais calmo diante dessa situação.

Você já se pegou triste, ansioso e angustiado nessa pandemia? O momento que passamos é muito complicado e que nunca foi pensado por muitas pessoas. Esse vírus, além de tantas mortes, nos trouxe mudanças muito bruscas na nossa vida e na nossa rotina.

O distanciamento social por mais que seja por um bom motivo, acabou deixando as pessoas com mais dificuldades de ter contato um com os outros, impedindo encontros, festas, eventos, etc.

É importante sabermos trabalhar e cuidar da nossa saúde física durante esse momento, mas mais importante ainda, é manter a saúde mental para conseguir viver esse momento difícil, durante a pandemia e os pós pandemia, pois muitas coisas mudaram.

como manter a saúde na pandemia

Como manter a saúde mental na pandemia?

Vamos falar sobre algumas coisas que ajudam muito a passar por esse momento.

Usar a tecnologia ao seu favor, ter apoio social é muito importante para a sua qualidade de vida. No momento que temos tantas restrições, o distanciamento físico acaba sendo muito triste e difícil. Usar a internet, falar com seus parentes e amigos online, interagir com assunto engraçados, principalmente nas redes socias, são ótimos para se distrair e de alguma forma se sentir próximo de seus amigos.

Outro ponto importante para manter a saúde na pandemia é tomar cuidado com o excesso de informações pois hoje em dia, as notícias e as informações nem sempre corretas sobre o vírus, fazem muito efeito na internet, na televisão e nas redes sociais. O excesso das informações acaba sobrecarregando nossos estímulos, dessa forma nosso nível de ansiedade e estresse aumentam muito.

Analise suas reações sobre essas informações, se você achar necessário, evite esse tipo de estimulo negativo a sua mente. Quando precisar realmente de informações concretas, busque por canais e fontes confiáveis e oficiais, como a do Ministério da Saúde.

Uma outra dica para manter a saúde na pandemia é procurar hobbies ou atividades que elevem seu bem-estar. Muitas vezes nossas obrigações e atividades não nos deixam com tempo para realizarmos alguma atividade, tente encontrar um tempo e equilíbrio nas obrigações e atividades.

Realizar atividades que te dão prazer podem ajudar a melhorar a sua a qualidade da sua vida, o que contribui para a sua vida sensação de ótimo bem-estar e reduz a sua ansiedade, agonia, tristeza e estresse. Você estará garantindo um ótimo desenvolvimento para o seu corpo.

Exercitar a sua mente e o seu corpo são extremamente importantes, você pode optar até mesmo em fazer atividades dentro de casa, existem muitos canais que passam os exercícios para serem praticados dentro da sua sala, que são muito benéficos para a saúde.

como manter a saúde na pandemia

Mais dicas para manter a saúde na pandemia

A maioria das pessoas reclamam sobre sua rotina, então, estabelecer uma rotina diária é mega importante nesse momento. Organize seu dia e tenha nele a sensação de controle, isso te trará conforto emocional e segurança.

Respeite seus horários, coloque hora para acordar, fazer suas refeições e dormir. Coloque outras tarefas no seu dia a dia, como fazer exercícios, ler um livro, regar as plantas. Ter equilíbrio no seu dia a dia é essencial para manter a sua saúde.

Outro fator muito importante para esse momento é cuidar do seu sono, cuidar da hora que você acorda e dorme todos os dias é essencial, mesmo nos feriados e finais de semana. Ter a manutenção dos seus horários é muito positivo para o seu sono.

Para garantir noites mais agradáveis, evite ver tv, trabalhar e fazer suas refeições na cama, evite usar celular na cama, pois a luz das telas digitais dificulta o sono, evite alimentos estimulantes como cigarro e café após anoitecer.

Evite também comer mais que o necessário durante a note, evite exercícios maçantes antes de deitar, evite cochilos longos durante o seu dia, evite sons e ruídos no seu quarto.

Opte por utilizar a sua cama apenas para dormir e manter relações, faça atividades relaxantes antes de dormir, consuma bebidas quentes ou chás, tenha refeições leves, de preferência para yoga e alongamentos antes de dormir, mantenha um ambiente aconchegante e escuro.

Se você manter um sono de qualidade, começara sentir os efeitos no dia seguinte, pois você acordará restaurado e renovado para viver o próximo dia, ter mais disposição e energia para realizar suas atividades com bom humor e isso também fortalecerá o seu sistema imunológico.

como manter a saúde na pandemia

Conecte-se com seus familiares

Reconectar-se com seus familiares e criar laços mais fortes é um ótimo jeito de passar por esses momentos. Respeite a privacidade um do outro e resgate a relação.

Fortaleça seus vínculos, recorrendo a memória, ver fotos e vídeos são ótimos aliados para recuperar e ter períodos de superação, momentos de diversão, histórias engraçadas e experiencias de aprendizado. Ter esses momentos trarão sentido para a relação e ter grandes perspectivas para o presente.

Ter privacidade e dar espeço para as pessoas também são muito importantes para esse momento. Ficar sozinhos, ter tempo para os seus pensamentos, ficar em silencio consigo mesmo ou até mesmo realizando alguma atividade, recarregar as energias, respirar tranquilamente e se reorganizar internamente é perfeito para esse momento.

Quando sentir-se muito ansioso de forma mais intenso, ou até mesmo em ataques de pânico, use estratégias para se acalmar e controlar essas crises que são muito comuns nesses momentos. Os sintomas como tremores, taquicardia, respiração ofegante, boca seca, mãos e pés frios pode duram de 20 a 40 minutos e podem surgir durante o seu sono.

Caso isso ocorra, trabalhe sua respiração, mantenha a calma, use técnicas para controlar esses ataques ou até mesmo assiste alguma coisa que te acalme ou uma música que te faça bem. Cuidar da sua saúde mental nesse momento de pandemia é a coisa mais importante que você pode e deve fazer todos os dias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *